23 julho, 2008

Nordestão das CEBs deve reunir 350 pessoas em São Luís


As Comunidades Eclesiais de Base do Nordeste esperam reunir, a partir de quinta-feira, 24, até domingo, 27, cerca de 350 lideranças, em São Luís do Maranhão, para discutir o tema “CEBs, Ecologia e Missão” e o lema “Do ventre da terra amazônica o grito que ecoa no nordeste”.

Em sua quinta edição, o encontro, conhecido como Nordestão das CEBs, é uma preparação para o 12º Intereclesial das CEB’s, que acontecerá em Porto Velho (RO), em julho de 2009.
“As Comunidades Eclesiais de Base são cada vez mais adultas, experimentadas, amadurecidas, todavia necessitam de novo entusiasmo, novos rumos e novos discernimentos nas encruzilhadas da vida eclesial, política e social do nosso imenso país”, comentam a coordenadora da Equipe de Articulação das CEB´s da arquidiocese de São Luís, Irmã Brígida Roxo, e o vice-Coordenador, Carlos César Soeiro Barros. “Em São Luís do Maranhão estarão reunidos os cinco Regionais da CNBB do Nordeste, representando milhares de Comunidades de Base embrenhadas no sertão, no cerrado, na caatinga e nas florestas”, esclarecem.
Confira a programação Aqui

Impugnação de candidato "ficha suja": compatibilidade constitucional

Para exercer o poder em nome do povo, deve o candidato gozar de uma vida pregressa irrepreensível, de um comportamento ético e social que autorize inferir, já no registro da candidatura, que o candidato administrará os bens públicos com responsabilidade, notadamente porque a coisa pública é, por definição constitucional, do povo (res publica). Não é razoável que uma pessoa possa, seria e efetivamente, pleitear um cargo público que exige o compromisso de que administrará a coisa pública com zelo, responsabilidade e moralidade, mas seja possuidor de inúmeras ações penais ou civis contra os valores que deverá, no exercício da função, resguardar (crimes contra a Administração Pública; Ações de Improbidade Administrativa).
Portanto, deve o povo, único e exclusivo titular do poder, mobilizar-se, para demonstrar ao Presidente do Supremo Tribunal Federal que, na verdade, está interpretando a Constituição Federal em desconformidade com o princípios Republicano, da moralidade, que são reais regras limitadoras ao pleito eleitoral, nos termos do arts. 1º; 14, § 9º; art. 37, caput, todos da Constituição Federal. Veja Aqui

Primeiro debate com os candidatos a prefeito da cidade de Maringá

Dia 31 a TV Maringá (Band) realiza o primeiro debate com os oito candidatos a prefeito.
Conforme sorteio a disposição dos candidatos na bancada será em "v". Na ponta ficará Claudemir Romancini; de um lado, estará Silvio II, entre Enio Verri e Rogério Mello. Do outro lado, ficarão Wilson Quinteiro, dr. Batista, Ana Pagamunici e João Ivo. A mediação do debate será feito por Léo Junior.

Funcionários da TCCC vão entrar em greve

Funcionários da TCCC de Maringá decidem entrar em greve a partir de segunda feira, parece que o sindicato ainda está aberto a negociações. E a decisão pode ser revertida durante a semana. Com toda certeza quem não esta gostando nada disso é o atual prefeito de Maringá e candidato a reeleição Silvio II. Uma coisinha aqui, outra ali. ... .

Chacina da Candelária completa 15 anos

Para que o fato nunca caia no esquecimento, organizações, movimentos sociais e diversas entidades realizam hoje(23), a partir das 8h, uma missa e a caminhada "Em defesa da Vida, pelos 18 anos do ECA e contra a redução da maioridade penal". A marcha sairá da Igreja e seguirá até a Cinelândia onde será lido um documento sobre a questão da maioridade penal.

15 anos se passaram, mas ainda hoje é gritante a situação da população de rua e esse povo precisa de atenção, respeito e dignidade.

A Chacina da Candelária, como ficou conhecida, vitimou oito crianças e adolescentes através de uma ação covarde, irresponsável e desumana de policiais militares que atiraram contra 50 pessoas que dormiam sob a marquise da Igreja da Candelária.

"A Chacina aconteceu no dia 23 de julho, há 15 anos. Mas podemos afirmar que ela continua acontecendo, uma vez que todos os dias nossas crianças e adolescentes estão morrendo vítimas da violência. Isso deixa claro que no nosso país a pena de morte só não existe na lei, mas ela existe na prática, no nosso cotidiano. E ela existe com mais eficácia para pobres, negros e jovens excluídos", afirma Mônica Susana Cunha, integrante do Movimento Moleque, uma das organizações envolvidas na atividade que acontece hoje.

Ela acrescenta que o ato chama a atenção para a condição em que estão nossas crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Menciona os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - considerado um dos melhores do mundo, mas que na prática ainda deixa a desejar em sua aplicação. Fala ainda sobre a redução da maioridade penal, cujo documento expõem que a solução para o fim da violência não está em atestar para adolescentes penas adultas. "Nossos jovens estão morrendo e é preciso que se faça algo. A redução da maioridade penal definitivamente não é a solução", completa.

A violência contra crianças e adolescentes é responsável pelo assassinato de pelo menos 16 crianças e adolescentes por dia no Brasil, segundo já apontou representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).