25 setembro, 2008

Semana da Vida e Dia do Nascituro

A CNBB propõe a celebração da Semana da Vida que vai de 01 a 07 de outubro, já que o dia 08 é o Dia do Nascituro. Aquele que está concebido e cujo nascimento se espera como fato futuro. O enfoque é a vida humana desde seu início na fecundação até seu fim natural. Os dois estágios mais frágeis da vida são os mais atacados: a vida do embrião no útero materno e a vida do idoso, especialmente, do idoso doente. O Papa João Paulo II escreveu uma carta chamada "Evangelho da Vida" e agora o Vaticano publicou o Dicionário (Lexicon) sobre a família, a vida e questões éticas. Estes escritos, fundamentados na Bíblia, são um grito a favor da vida. A pastoral da criança, do Menor, da Juventude, são opções em favor da vida digna. A Vª. Conferência realizada em Aparecida no mês de maio de 2007 foi uma clara opção pela vida e a Campanha da Fraternidade de 2008 teve como lema "escolhe a vida". Os caminhos de morte são muitos, mas nós escolhemos a vida. Daí a luta pela ecologia, pelos pobres, pela inclusão social, pelos mandamentos do motorista, o mutirão de combate à fome, tudo é uma sinfonia em favor da vida. Como não defender a dignidade, a humanidade, a originalidade do embrião, do feto, do nascituro? Neste mutirão pela vida está o cuidado e atenção para com as gestantes e a educação para o amor convocando namorados, noivos e casais a serem promotores da vida."Que os lares sejam ninhos da vida" (Bento XVI) e que a vida seja acolhida, amada e respeitada nas famílias, na sociedade. Cristo faz a vida livre, bela e grande e o reino de Deus é reino de vida. Somos chamados a ser profetas da vida, porque o projeto salvífico de Deus é um projeto de vida. O mandamento "não matarás" (Ex 20,13) é revelação da vontade divina e expressão da lei inscrita na natureza humana. O direito à vida precede quaisquer outros direitos. Todas as culturas reconhecem o valor inviolável da vida. Muitas são as violações da vida como o uso de células embrionárias para pesquisa, o abortamento, a pílula do dia seguinte, métodos anticoncepcionais abortivos, a prática da eutanásia. Não podemos resolver problemas e às vezes até desordens morais praticando uma injustiça maior. Vida sim, violência não. A prática do aborto é uma violência que desrespeita o instinto materno, os direitos do embrião, o direito à vida, o direito de nascer, nós que lutamos a favor até dos animais e da ecologia. Enfim, nossa Constituição Federal considera a vida como o valor mais importante a ser protegido pelo Estado. A misericórdia divina de que tanto necessitamos deve fazer-nos misericordiosos com a vida intra-uterina e com a criação de institutos de defesa, apoio, proteção e assistência às gestantes. A crise ética de nossos tempos se expressa hoje na violência contra a vida e na exploração do embrião humano. Nada justifica a supressão deliberada de um ser inocente. Escolhamos a vida, os caminhos da vida, a cultura da vida e a civilização do amor.
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina
Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família.

Transresíduos, a próxima dor de cabeça

Depois da condenação em segundo grau por improbidade administrativa, o caso da contratação da transresíduos sem licitação - foram mais de R$ 2 milhões, o equivalente a US$ 1 milhão - passa a ser o próximo assunto a preocupar a assessoria do prefeito Silvio Barros II (PP) no Tribunal de Contas. Em primeira instância, a prefeitura ganhou, na 2ª Vara Cível, mas as chances de mudança no TJ são grandes. A Procuradoria Geral de Justiça deu parecer para que o recurso interposto pelo Ministério Público seja aceito, aplicando-se as penas da lei 8.429/92, a lei da improbidade administrativa. O relator já passou o parecer ao revisor e o julgamento deve ser marcado brevemente.
Fonte: blog do Rigon

Dom Anuar Battisti - Política sem Deus é politicagem, diz arcebispo

O arcebispo reconhece que “escolher, conhecer, decidir em quem votar certamente não é uma tarefa fácil”.
Neste momento prévio às eleições, Dom Anuar indica aos fiéis “pedir ao Senhor que o seu Espírito nos ilumine”, já que “a verdadeira sabedoria vem de Deus”.
Leia AQUI

10º Open de Capoeira Grupo Muzenza - Maringá




IV Fórum Paranaense


O petróleo tem que ser nosso

A sociedade brasileira precisa abrir um grande debate sobre a exploração, produção e uso do petróleo encontrado na camada pré-sal. O gerenciamento dos nossos recursos naturais, como petróleo, minérios, água e terra, deve ser controlado pelo povo e administrado a partir dos interesses nacionais. Leia AQUI