13 novembro, 2008

Artigo de Dom Anuar Battisti

ONDE VOCE GUARDA O SEU RACISMO?
"No próximo domingo, o Brasil celebra o dia nacional de combate ao racismo. O nosso país tem marcas dolorosas, feridas que mancharam o passado de nossa história de forma bruta e cruel. No contexto atual, podemos dizer que não existe discriminação de cor ou de raça, de forma a ser um problema social. Veladamente, podemos afirmar que ainda existem atitudes, comportamentos e até maneira de ser, guardando um certo tipo de discriminação. A pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros - 87% - admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista. Somos um país que pode exibir para o mundo uma realidade modelo, de convivência social entre todas as raças." Na íntegra

Estado de Minas: Moeda social substitui dinheiro e estimula desenvolvimento local

Não existe crise na economia solidária, na qual a riqueza fica na própria comunidade. Saiba mais AQUI

SBM e CTM-SENAI firmam parceria para curso de aprendiz de programador

As inscrições para o curso já estão abertas. Haverá uma pré-seleção dos candidatos no dia 22 no Senai. O curso tem um caráter social e é totalmente gratuito. Só poderão participar da seleção jovens entre 17 e 22 anos que tenham concluído ou estejam freqüentando, no mínimo, o último ano do ensino médio em escolas públicas. que pertençam a famílias com renda variando entre 2 e 8 salários mínimos (2 salários mínimos per capita no máximo). Outras Informações

O Presidnete Lula encontra o papa no Vaticano


Brasil firma acordo com Vaticano sobre ensino religioso nas escolas públicas. Detalhes

Dez dicas para o Advento

Escolhamos, pois, a vida!
Advento quer dizer vinda, chegada, visita. É o tempo de quatro semanas que antecede o Natal. Portanto, é um tempo santo de preparação para o nascimento de Jesus.
Como viver este tempo?
1.
Participar das Novenas de Natal nas casas e transformá-las em Grupos de Reflexão. O melhor presépio é um grupo de pessoas reunidas nas casas em nome de Jesus.
2. Meditar a Bíblia. O profeta Isaias agora nos fala de esperança: As espadas se transformem em enxadas, o luto em alegria, o deserto em Jardim. Sejamos testemunhas da esperança. O leão e o cordeiro, o urso e o cabrito, o lobo e o boi estarão juntos. Eis o tempo de paz.
3. Não falar nem propagar o papai-noel, mas o Menino Jesus. Papai-noel é sedutor do mercado. Com abraços, risos, beijos seduz as crianças a serem consumistas. O velho matou o Menino. “Um Menino nos foi dado” (Is 9,5).
4. O Advento pede mais oração, meditação e silêncio. Nada de correria e menos televisão. Tenhamos tempo para os filhos, para o casal e os vizinhos. Voltemos a participar da Igreja, da religião. Eis o tempo de conversão e salvação.
5. Uma boa confissão é o melhor presente que podemos dar a Jesus. “Nasceu para vós um Salvador” (Lc 2, 11). Ele quer nossos pecados. Advento com um perdão a quem nos ofendeu é recuperar a alegria, a saúde e a paz.
6. Neste Advento de 2007, lembrando a Fraternidade e Amazônia, vamos cuidar da mãe terra, das águas, do verde, com reciclagem do lixo, plantação de árvores, não lavar a calçada com água. Jesus é a árvore da vida.
7. Um pouco de penitência é saudável. Não dirigir embriagado. Não transmitir doenças contagiosas. Não justificar o mal. Pelo contrário, doar órgãos, doar sangue, adotar uma criança e evitar a dengue. Ser mais generoso na Campanha de Evangelização. Eis o verdadeiro Advento.
8. Os pobres, doentes, as crianças, pecadores são o centro do Natal. Daí que um gesto de acolhimento, de hospedagem, de visitação, de reconciliação pode marcar este tempo. Não economizar elogios, perdão, acolhimento, abraço, amizade e compaixão.
9. Ser positivo, alegre, principalmente ter os olhos fixos em Jesus, Maria e José. As mães gestantes têm – em Maria grávida de Jesus por meio do Espírito Santo – a proteção, a ternura, a paz. Os maridos como José, voltem para casa, a família. O bem primário e fundamental da vida é a família.
10. As crianças não só recebam presentes, mas aprendam a partilhar. Que se encantem por Jesus. Amemos as crianças desde o ventre materno. Não percam elas a inocência. Cresçam em idade, sabedoria e graça.
Neste Advento: “Escolhamos, pois, a vida!” (Deut 30, 15).
Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Londrina

Fiquemos atentos

"Silvio II, que esqueceu que sua gestão responde ação civil pública por ter mudado a lei de ocupação do solo para beneficiar alguns privilegiados, foi citado como representante da Frente Nacional dos Prefeitos." Veja

Um novo Marx e um novo Capital, 150 anos depois

O arcebispo de Munique e Freising, Reinhard Marx, em uma entrevista para a revista Der Spiegel, em razão da publicação de seu livro “O Capital” diz sem rodeios que a especulação “selvagem” é um “pecado” e adverte, por exemplo, que o auge do socialismo na América Latina é uma conseqüência da atual crise financeira. “Um populismo de esquerda na Venezuela é igualmente perigoso que um populismo de direita. O messianismo político sempre é perigoso".
O livro chamado "O Capital" tem a encdernação e a capa as mesmas cores e fontes que a editora Dietz utilizou para a primeira edição de "O Capital" de Karl Marx.
Aqui a reportagem.

PJ oferece curso que ensina jovens a rezar

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá promove curso de formação sobre o Ofício Divino da Juventude.
As inscrições foram prorrogadas e poderão ser feitas até a próxima segunda-feira(17). A atividade tem o objetivo de capacitar jovens para que possam fortalecer uma adesão pessoal e comunitária às causas da vida, a partir da espiritualidade bíblica.
O curso vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro e é destinado para líderes de grupos de jovens ou participantes em processo de liderança com idade entre 16 anos e no máximo 30 anos.
O Ofício Divino da Juventude é uma publicação litúrgica que oferece roteiros de oração, adaptados a linguagem juvenil, para ser utilizado na Celebração da Palavra, nos momentos de oração, encontros de formação, nas assembléias pastorais, nas reuniões dos grupos de jovens, nas visitas aos doentes, nas celebrações de aniversários, vigílias, entre outros.
Assessor do encontro, o seminarista Jeferson Batista da Cruz informa que a publicação "traz consigo a herança das comunidades cristãs de fazer orações pela manhã e pela tarde, valorizando a cultura e o jeito do povo falar com/de Deus, com atenção à Vida e à Bíblia como realidades, nas quais o Senhor, Criador da Vida, revela-se".
Data: 22 e 23 de Novembro de 2008
Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Rua: Alameda Guilherme de Polli, 99, Marialva. (Ônibus: Viação Garcia - Marialva)
Horários: Início na sexta às 20h30 (Acolhida). Término no Domingo às 15h00.
Investimento: R$ 12,00.