19 novembro, 2008

Maringá sedia o I Seminário Paranaense sobre Administração Pública Municipal

Inicia-se hoje com abertura às 20 horas e vai até o dia 21 o I Seminário Paranaense sobre Administração Pública Municipal. Será realizado no Hotel Bristol (Avenida XV de Novembro, 470, Centro). O evento terá a presença do Ministro Paulo Bernardo, o Secretário de Estado Enio Verri, o Presidente da ABOP-PR João Otávio de Sá e mais de 100 gestores municipais do estado. O seminário organizado pela Associação Brasileira de Orçamento Público Regional do Estado do Paraná (ABOP-PR) em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral. Aproximadamente 100 participantes de 24 municípios confirmaram presença no evento que tem como objetivo capacitar os gestores públicos municipais por meio de procedimentos de planejamento, execução e controle.
Programação:
Dia 19/11/2008
18h- Recepção
20h- Abertura com a presença do Secretario de Estado do Planejamento e Coordenação Geral, Enio Verri e o Presidente da ABOP-PR, João Otávio Faria Borges de Sá
21h15 – Palestra: Governo e a Comunicação – Ézio Ribeirete
Dia 20/11/2008
8h30- Palestra: Leis Orçamentárias: PPA, LDO e LOA – Bruno César Grossi
10h- Palestra: Lei de Diretrizes Orçamentárias – João Otávio Faria Borges de Sá
11h- Palestra: Estatuto das Cidades – Alexandre Pedroso
12h30- Almoço
14h- Palestra: Políticas Publicas – Telma Maranho Gomes
15h- Palestra: Arrecadação Municipal – Arilson Moroldi Chiorato
16h30- Palestra: Lei das Microempresas – César Reinaldo Rissete e Flávio Locatelli Júnior
20h- Jantar
Dia 21/11/2008
8h30- Palestra: Programa Paraná Biodiversidade – Erich Schitza
10h- Palestra: Caminhos para a Elaboração de Projetos para a Captação de Recursos – Teresinha Rocha Nerone
11h- Palestra: A Caixa Econômica como Parceira dos Municípios – Sergio Luis Scramin
12h30- Almoço
14h- Palestra: Os cem primeiros dias da Gestão Municipal – José Augusto Zaniratti
15h- Palestra: Processo de compras e problemas de controles de convênios – Sérgio Pavan Margarido e Gustavo Delgado
16h30- Encerramento com a presença do Ministro do Planejamento Paulo Bernardo

Entrevista com Dom Anuar Battisti

Dom Anuar Battisti, arcebispo da Arquidiocese de Maringá concedeu entrevista a esse blog, conforme segue:

1) Há quatro anos o senhor assumiu como Pastor da Arquidiocese de Maringá, como esta sendo esta experiência?
Dom Anuar - Parece que comecei ontem. Tudo passa muito rápido. Como pastor deste rebanho sinto-me acolhido, amado por todos. É uma experiência que me identifico e me realiza na missão que Deus me confiou. Sinto-me feliz e agradecido.

2) Diante do descaso dos políticos para com as necessidades básicas do povo - como por ex.: educação de qualidade, a fome, a questão da saúde, políticas publicas, a falta de creche para as crianças e, além disso, os gastos abusivos no Executivo e no Legislativo, realidades gritantes em muitas cidades que pertencem a Arquidiocese, qual a orientação do Sr. para a Igreja local?
Dom Anuar - Nós fizemos algumas escolhas, priorizamos algumas ações que nos fazem protagonistas de uma nova caminhada. Seja na conscientização da missão de todos nós, seja no compromisso social de preservar as nascentes e cuidar da saúde. O nosso ser cristão não pode estar desvinculado da prática do dia dia. O nosso louvor vai ao céu enquanto for marcado com o pó da terra. Participar e fazer acontecer sem medo do novo que nasce da dor e do amor.

3) Há um aumento na violência. Violência no transito, nas famílias, aumento da prostituição, inclusive de crianças e adolescentes, jovens e adolescentes se envolvendo no mundo do crime, criancinhas sendo violentadas e assassinadas. Vida humana e a vida da natureza sendo desrespeitada. Percebo também que a mídia procura se beneficiar com este tipo de notícias e, por isso, penso que o exagero ao veicular estes fatos pode motivar mais violência, estimulando as pessoas que, por certo desequilíbrio, tende a praticar a maldade. Penso também que esse exagero vem gerando ausência de boas referencias. Qual o seu entendimento sobre esta questão? Como que a Igreja local vai atuar diante desta realidade?
Dom Anuar - Vejo que a causa de tantos fatos horríveis de desrespeito à vida e a vida de inocentes, está na base familiar. Por mais que falemos e fazemos ainda é muito pouco. O estilo de vida da maioria é marcado pela ausência de casa, de educação, de prática religiosa. Se perdemos a Deus como nossa referencia fundamental, perdemos tudo. O materialismo, o consumismo, a ganância de poucos fere a dignidade de muitos. O nosso trabalho está em acompanhar, apoiar e dar continuidade às obras sociais e educativas que existem sobre a responsabilidade da Igreja.

4) A Internet cada vez mais vem ganhando espaço na sociedade. Como o senhor vê esse avanço e qual sua opinião sobre os Blog's?
Dom Anuar - A internet é uma faca de dois gumes. Falta uma educação para o uso deste fantástico meio de comunicação. Os pais devem acompanhar os filhos em tudo, ser companheiros e amigos em tudo, é fatal dar uma arma na mão sem saber usá-la. A internet é maravilhosa, mas não deixa de ser um perigo. Os Blogs são formas positivas de interação, participação direta e também de evangelização. São válidos quando levam para construção do bem, da verdade e da justiça.

5) A Arquidiocese de Maringá está vivendo um momento de grandes perspectivas motivadas pela Conferencia de Aparecida e pós Assembléia Arquidiocesana, essa que teve um tema provocador, "Uma Igreja a Serviço da Vida" e quatro prioridades assumidas. Como o senhor vê esse momento e quais suas expectativas para os próximos quatro anos?
Dom Anuar - Eu vejo que estamos vivendo um momento de graça muito grande. É um tempo novo que nos leva ao compromisso evangelizador sem muito barulho. As expectativas não podem ser outras a não ser as de que todos sejam evangelizadores e evangelizados. Que todos se sintam comprometidos na missão. Ninguém deve se sentir coagido ou empurrado neste processo de despertar a nossa gente para o seguimento de Jesus. As prioridades devem ser luzes forte no caminho e na organização da Ação Evangelizadora em cada comunidade.

6) As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são realidades na Arquidiocese de Maringá. Muitas paróquias estão organizadas em redes de CEBs e outras estão em processo de organização. Como Pastor dessa Igreja, que assumiu as CEBs com uma de suas prioridades, qual a perspectiva com relação às CEBs? Na opinião do sr., qual a importância dessas redes de CEBs para Igreja?
Dom Anuar - Que as CEBs sejam uma das expressões vivas da Igreja hoje. Uma paróquia organizada em rede de comunidades certamente o modelo CEBs seja o que mais se aproxima do ser igreja na base. Como somos acostumados a dizer a CEBs é à base da Igreja e a Igreja base. Então penso que mais do que nunca devemos responder aos anseio da Igreja hoje em se organizar em pequenos grupos, em pequenas comunidades para retomar a força, o vigor da uma nova evangelização.

7) As CEBs propuseram a realização do 3º Encontrão Arquidiocesano das CEBs e obteve a aprovação do clero. Considerando que o senhor teve a oportunidade de participar das duas edições já realizadas do Encontrão, como o senhor vê o Encontrão Arquidiocesano das CEBs e qual sua perspectiva para a 3ª edição que acontecerá no ano que vem?
Dom Anuar - Que seja um novo e entusiasmante recomeçar, na organização, formação e ação da proposta de Aparecida: Paróquia comunidade rede de comunidades.

8) Estamos a menos de dois meses para o Natal e o ano novo, gostaria que o senhor deixasse uma mensagem para os visitantes deste blog.
Dom Anuar - Natal é festa do nascimento, do maior aniversariante da humanidade e ele merece uma festa diferente, onde não se vê indigentes, famintos e excluídos. Quem sabe neste Natal você e sua família farão um Natal diferente, dizendo não ao consumismo e repartindo a alegria, o pão e a paz. Que o menino de Belém faça de você um apaixonado discípulo e discípula Dele. Um abençoado Natal a todos.

Vem Janeiro vem! o meu futuro trabalho é bastante desafiador

Prezada Lucimar, amigos e amigas deste blog
Recebi comunicação de Dom Geraldo o bispo de Guajarfa-Mirim e tem noticias e declaração sobre problemas da Terra que o Bispo apóia sem medo, resumo da Assembléia Diocesana para a qual eu participei, e informações sobre a visita pastoral que o bispo está fazendo.

Vem Janeiro vem! Estou dizendo isto, (1) porque pelo site vocês podem ver que o meu futuro trabalho é bastante desafiador e certamente vai me dar o fôlego e o espaço que eu preciso nestes anos que virão antes de pindurar as botas da minha vida pastoral - o padre tem 67 anos e 41 de padre dos quais 24 em Maringa; e (2) porque eu estou deixando a minha querida paróquia de São Silvestre onde me sinto muito bem com os agentes de pastoral e povo, (como sempre me senti muito bem nos quatro cantos de Sarandi), dia 15 ou 16 de dezembro - meu último fim da semana na paróquia seria então dia 13 e 14 de dezembro.

Depois farei uma visita relâmpago á Malta, volto ao Brasil (São Paulo) dia 2 de Janeiro e de lá procedo ao Porto Velho na Rondônia e chegando ai mais cinco horas de ônibus para Guajara-mirim.

O meu primeiro momento na diocese vai ser um mês de barco, juntos com o Bispo e sua equipe, visitando os ribeirinhos - se diz uma viajem de 1000 (mil) kilometros! Vem Janeiro vem!

Depois fico em Guajara-mirim mesmo, na nossa paróquia juntos com Padre Obelino, o meu novo superior(!), como meu pároco onde tem sete comunidades na cidade e sete comunidades rurais, fora os demais desafios que a diocese apresenta! Agradeço a Arquidiocese e Dom Anuar pessoalmente pela oportunidade!

Pe.João Caruana.

Síntese e fotos - Formação realizada pela CEBs - dia 16/11 - na Região Pastoral Centro Sul

Vejam a síntese e as fotos da formação que as CEBs realizou na Região Pastoral Centro Sul (Santa Cruz).

Olá,
ESTIVEMOS, no último fim de semana, no 16º Jogos dos Contabilistas do Paraná, em Toledo. O Jocopar nos enche de orgulho, não apenas porque começou com pouco mais de 100 participantes e, nas últimas edições, movimenta mais de mil pessoas, contando, além dos atletas, os acompanhantes, mas porque simboliza a força e a união da classe contábil paranaense. Muito mais do que uma simples competição, é uma festa de integração. Parabéns aos nossos sindicatos!

Paulo César Caetano de Souza
Presidente do CRCPR

Reforma política fortalece partidos e amplia transparência

O Ministério da Justiça realizou, terça-feira (18), debate sobre a proposta de reforma política que o Executivo pretende enviar ao Congresso até o fim do ano. Leia na íntegra

Coletiva sobre "Noite de Oração Pela Paz"em Maringá

Representantes de várias religiões estarão reunidos hoje(19), às 9 horas na cúria metropolitana de Maringá para uma entrevista coletiva. Eles irão falar sobre a Noite de Oração Pela Paz que será realizada no dia 26 de novembro, às 20h, no salão social do templo Budista.
A Noite de Oração Pela Paz é promovida pela Grupo de Diálogo Inter-religioso.
Para a entrevista coletiva foram convidados:
Dra. Mahasti Macedo – Bahá-í
Monge Eduardo Ryoho Sasaki – Budismo
Sra. Maria de Lourdes Nascimento – Candomblé
Dom Anuar Battisti e Rev. Robert S. Newnum – Cristianismo
Sr. Lannes Boljevac Csucsuly – Espiritismo
Xeique Mohmed E. Abbaker Al Ruheidy – Islamismo
Sra. Marilza Martins de Paiva – Umbanda
Além dos líderes religiosos, foram convidados para a coletiva todos os assessores dos representantes acima citados.