28 março, 2009

Maringá vai apagar as luzes por uma hora

A Prefeitura de Maringá aderiu à campanha mundial Hora do Planeta e vai apagar as luzes do paço municipal por uma hora neste sábado (28). O ato simbólico vai ocorrer das 20h30 às 21h30 e deve ser acompanhado por governos, empresas e a população de todo o mundo para demonstrar preocupação com o aquecimento global. Criada em 2007, é a primeira vez que o Brasil participa da campanha.
A prefeitura está incentivando os maringaenses a participarem do movimento, com o gesto simples de apagar as luzes por uma hora. A idéia é chamar a sociedade para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.
Aproximadamente 50 cidades de vários estados do país já aderiram à Hora do Planeta 2009, entre as capitais cadastradas e que neste sábado apagarão as luzes estão a do estado de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Pernanbuco, Pará, Espírito Santo e Rondônia.

Fonte: JM Online

Semana de ação global contra o capitalismo e a guerra 28 de março a 4 de abril 2009

‘’ Este sistema se rege pela exploração, a concorrência exacerbada, a promoção do interesse privado individual em detrimento do coletivo e a acumulação frenética de riqueza por um punhado de ricos, gera guerras sangrentas, alimenta a xenofobia, o racismo e os extremismos religiosos; aguça a opressão das mulheres e aumenta a criminalização dos movimentos sociais. No quadro dessa crise os direitos dos povos são sistematicamente negados.’
(Declaración de la Asamblea de los Movimientos Sociales Belém Janeiro de 2009)

Durante o ultimo Fórum Social Mundial a Assembléia dos Movimentos Sociais se reuniu debatendo longamente os impactos da crise em suas várias dimensões.
Todos afirmavam que nesse momento é fundamental elevar a critica ao sistema e apresentar as alternativas anti-capitalistas, anti-racistas, antiimperialistas, feministas, ecológicas e socialistas.
Enquanto a crise se internacionaliza os povos têm o desafio de globalizar suas ações, afinal as possíveis respostas a crise só serão alcançadas com muita luta social.
Considerando isso a Assembléia dos Movimentos Sociais convoca a semana de ação global contra o capitalismo e a guerra do dia 28 de março à 4 de abril, sendo o dia 30 de março eleito para as mobilizações na América Latina.
Essa data em especial foi escolhida, pois já estava indicada para as mobilizações Contra a Guerra e neste momento destacamos a solidariedade ao povo palestino.
Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, não podemos deixar de somar-nos a esse esforço. Em vários estados entidades e movimentos que participaram da Assembléia estarão preparando manifestações. É fundamental que participemos da construção a partir da CMS e outras articulações que construímos com os movimentos.
Queremos:
· A nacionalização dos bancos sem indenização e sob controle social
· Redução do tempo de trabalho sem redução do salário
· Medidas para garantir a soberania alimentar e energética
· Fim as guerras, retirar as tropas de ocupação e desmantelar as bases militares estrangeiras · Reconhecer a soberania e autonomia dos povos, garantindo o direito à autodeterminação.
· Garantir o direto à terra, território, trabalho, educação e saúde apara todas e todos.
· Democratizar os meios de comunicação e de conhecimento.
Todas as ruas contra o capitalismo e a dominação patriarcal!
Nós Não Vamos pagar pela Crise, que a paguem os Ricos!
Una-se ao dia de ação global de BDS 30 de março. Mais informação

Fonte: http://www.movimientos.org/show_text.php3?key=13943

Rio São Francisco: dádiva agredida

Por: Frei Gilvander Luís Moreira
(Artigo anexo ao texto "Velho Chico é mais que um rio", Jornal Mundo Jovem, edição nº 395, abril de 2009, p. 4.) Leia o artigo

Sobre Dom Hélder, comemorando o seu Centenário

Sobre Dom Helder,
muita coisa pode ser dita ou escrita,
mas tudo pode ser resumido no seguinte:
parodiando uma famosa parábola de Jesus,
Dom Helder é o "Sacerdote"
que preferiu o caminho do "Samaritano"
e muito contribuiu para que as Igrejas cristãs
voltassem a encarar o compromisso
com o pobre, com o excluído,
isto é, dois terços da humanidade,
não só como sua prioridade,
mas como o ponto de partida da verdadeira religião,
critério absoluto
da honestidade de nossa relação com o Deus da Vida!

05.09.2003
De Reginaldo Veloso
Para Rogéria Araújo - ADITAL