30 março, 2009

Combate à Corrupção

O movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, MCCE, promoverá no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, a 5ª Mobilização Nacional, com o tema “Campanha Ficha Limpa”. A campanha é um Projeto de Lei (PL), de iniciativa popular, sobre a divulgação da vida pregressa dos candidatos que disputam uma vaga no Congresso Nacional.
A expectativa é o recolhimento de 1.300.000,00 (um milhão e trezentas mil) assinaturas necessárias para o envio do projeto a aprovação na Câmara dos Deputados. Atualmente, 650.000,00 (seiscentas e cinquenta mil) pessoas já aderiram ao Projeto de Lei.
“Vamos focar nossos esforços para coletar o restante das assinaturas que precisamos para o envio do PL ao Congresso. Nossa meta é fazer com que os critérios de inelegibilidade propostos pelo Projeto de Lei sejam aplicados já na eleição de 2010”, explica a secretária executiva do MCCE, Suylan Midlej.
Mais informações sobre como participar ou assinar o Projeto de Lei, acesse o site http://www.mcce.org.br/ ou ligue nos telefones (61) 2193-9746 / 2193-9646.
Fonte: CNBB

Prefeitos se reúnem com superintendência da Caixa

40 prefeitos de várias regiões do Paraná se reuniram nesta segunda-feira, 30, com a superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) com o objetivo de colher informações a respeito do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, lançado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro foi organizado pelo deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Na primeira etapa do programa habitacional, o Paraná deverá receber cerca de 44 mil casas.

A ocupação de terras é uma forma de se realizar a reforma agrária no Brasil?

Ocupação de terra é a forma mais eficiente e eficaz para forçar os governos a cumprir a tarefa da política agrária e tornou-se necessária e legítima como meio para a desapropriação, que é caminho para a reforma agrária. As desapropriações e os assentamentos se concentraram nas regiões de conflitos mais intensos exatamente porque ali ocorreram ocupações de terra. A luta pela terra só tem êxito quando há ocupação. Às ocupações o governo responde com uma política de assentamentos nas áreas de conflito. Sem ocupação, não sai reforma agrária. Leia o artigo

Vereadores aumentam próprio salário e cancelam concurso público por falta de dinheiro - cidade de Flórida - Pr

A Câmara Municipal de Flórida, 47 quilômetros de Maringá, teve de voltar atrás na contratação de advogado e contador aprovados em concurso público realizado no ano passado. Isso porque os vereadores aumentaram o próprio salário em 40%, e a Câmara ficou sem dinheiro para arcar com a folha de pagamento dos novos funcionários. Leia na íntegra

“Um governo que privilegiará todas as pessoas”, diz prefeito eleito Barbosa Neto - cidade de Londrina

Com 135.507 votos, 54,12% dos votos válidos, Barbosa Neto (PDT) venceu o novo segundo turno realizado neste domingo (26) em Londrina. O novo prefeito de Londrina disse ainda que reduzirá cargos comissionados e pretende se reunir em Brasília com os ministros do governo federal ainda nesta semana. Mais informações

III Jornada de Trabalho sobre a Lei Maria da Penha

O Conselho Nacional de Justiça, com o apoio do Ministério da Justiça (MJ), da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promovem hoje (30) das 10 às 18 horas, no plenário do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília-DF, a III Jornada de Trabalho sobre a Lei Maria da Penha, que tem como tema "Fazer a justiça é construir a paz". O MJ publicou nota sobre o evento. Aqui mais informações.

"O Papa está certo", diz autoridade mundial no combate à AIDS

Esta é a afirmação do médico e antropólogo Edward Green, uma das maiores autoridades mundiais no estudo das formas de combate à expansão da AIDS. Ele é diretor do Projeto de Investigação e Prevenção da AIDS (APRP, na sigla em inglês), do Centro de Estudos sobre População e Desenvolvimento da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo.
"Eu sou um liberal nas questões sociais e isso é difícil de admitir, mas o Papa está realmente certo. A maior evidência que mostramos é que camisinhas não funcionam como uma intervenção significativa para reduzir os índices de infecção por HIV na África." Leia na íntegra