04 janeiro, 2010

Amazônia - retrospectiva 2009

Retrospectiva 2009: o que aconteceu ao longo do ano na Amazônia. Confira aqui
(obs.: selecione o mês)

Quem tem medo do Lula?

E Lula, sua vida, incomodam, porque é um nordestino vitorioso. Não apenas porque passou por todos os sofrimentos e perdas que a grande maioria do povo brasileiro passa. Mas porque as superou, chegou a presidente da República, derrotando candidatos da direita e começou a mudar a vida das pessoas que, como ele, nasceram na miséria, que são a grande maioria, porque as elites reproduziram um país para poucos, para eles. Leia na íntegra o artigo de Emir Sader

O preço da desistência de Aécio

Vejam aqui interpretação de Laerte Braga para a desistência de Aécio Neves concorrer à presidência da república pelo PSDB. Vale a pena ler.

Brasil vai sediar conferência ambiental

O Brasil vai sediar em 2012 a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, já batizada de Rio+20, em referência a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, cidade que deve receber novamente o evento.
A conferência foi aprovada em dezembro pela Assembléia Geral das Nações Unidas. O encontro havia sido proposto em 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia é avaliar e renovar os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos pelos líderes mundiais na Eco-92. A Rio+20 tembém discutirá a contribuição da economia verde para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza.
Outra tema na pauta da conferência será o debate sobre a estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. O modelo de consenso, que só permite decisões com a aprovação de todos os países, foi colocado em xeque na 15ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, que terminou sem acordo por divergências entre os países ricos e em desenvolvimento sobre as ações necessárias para enfrentar o aquecimento global.

Fonte: Agência Brasil

“Sem democracia não há socialismo, e sem socialismo não há democracia”

Veja entrevista com prof. Carlos Nelson Coutinho, na qual ele defende que “Sem democracia não há socialismo, e sem socialismo não há democracia”.

O ano do Brasil e do presidente Lula

“os brasileiros deveriam comemorar o fato de que tenham avançado tanto e de que um futuro promissor esteja ao seu alcance”.
“o Brasil encerra a década bem posicionado para o futuro”.
...Por 12 meses mídia e oposição tentaram semear o pânico e afogar o país no tsunami da crise mundial – da qual o Brasil foi o primeiro a sair. Leia na íntegra artigo é de Argemiro Ferreira