08 abril, 2010

Por dom Anuar Battisti - Ainda é possível lavar os pés

Em tempos tão difíceis e diferentes, mas com possibilidades de grandes transformações, porque lavar os pés? Porque estamos em tempos de Páscoa! As festas passaram, tudo voltou à rotina de sempre e o que mudou? Porque tudo continua como antes, tudo não passou de um “feriadão de páscoa”, ou até mesmo de belas cerimônias litúrgicas, cumprindo um preceito que está na tradição e nos costumes?
Penso que não é o momento de ser pessimista e concluir de que nada mudou.
Por isso, quero lembrar o que Ele Mestre e Senhor fez e recordamos na quinta-feira santa deste ano. Apenas uma frase: “Se eu vosso Mestre e Senhor lavei-vos os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros”(Jo 13,14). O que significa para o hoje da nossa existência esse mandato, que sucede ao gesto concreto de lavar os pés dos seus companheiros antes de comer a última ceia com eles?
Leia na íntegra artigo de dom Anuar Battisti

Nota de dom Orani João Tempesta ao povo do Rio de Janeiro

Diante da calamidade pela qual passa nossa querida cidade do Rio de Janeiro, peço às paróquias de nossa Arquidiocese para acolherem os desabrigados, bem como às capelas, colégios e organismos arquidiocesanos para auxiliarem no socorro das suas necessidades, juntamente com os padres, religiosas e religiosos, somando esforços ao poder público e outras entidades, neste momento difícil.
Também encaminharemos todas as doações que recebermos nas paróquias, para minimizar os sofrimentos das famílias. Seja ajuda material — como colchonetes, produtos de higiene, água potável ou alimentos — ou ainda a ajuda financeira, depositada na conta bancária da Cáritas Arquidiocesana, no banco Bradesco, Agência 0814-1, C/C: 48500-4.
Nesta Semana Pascal, quando resplandece o vigor da caridade de Cristo por todos os seres humanos, invoco a intercessão de São Sebastião, Padroeiro da nossa Cidade, para que cessem as calamidades, e a de São Jorge, para que renove a força dos cariocas diante das dificuldades.
Dom Orani João Tempesta
Arcebispo do Rio de Janeiro

Câmara dos Deputados adiou votação do Projeto Ficha Limpa

Infelizmente não foi ainda, a votação do Projeto Ficha Limpa, que seria feito na tarde de oantem (7) foi adiado para maio pela Câmara dos Deputados. As propostas foram encaminhadas para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para eventuais mudanças no texto do relator. O novo prazo para a Comissão aprovar um parecer sobre as propostas é 29 de abril. Caso o parecer não seja aprovado até essa data, as propostas serão analisadas diretamente pelo plenário em regime de urgência.

Câmara Municipal de Maringá terão obrigatoriamente que bater ponto

A partir do próximo dia 12 todos os ocupantes de cargos de confiança da Câmara Municipal de Maringá terão obrigatoriamente que bater ponto – neste caso, um relógio de ponto eletrônico com leitor biométrico de impressões digitais e leitor de cartão com código de barras. O sistema deve eliminar em princípio qualquer suspeita de funcionário fantasma na casa, já que valerá para o controle da frequência de funcionários efetivos e comissionados – incluindo os famosos cargos de Assessor Parlamentar de Gabinete. Hoje, os APs estão dispensados de comprovar que trabalham, e alegam que realizam trabalho externo.
A mudança entra em vigor seguindo orientação jurídica do promotor José Aparecido da Cruz, da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. Leia na íntegra

Vereadores tem verba suspensa no Rio Grande

Concordando com a decisão da juíza da 3ª Vara Cível do Rio Grande, Suzel Neves Mesquita, o Tribunal de Justiça do Estado determinou na última sexta-feira a suspensão dos pagamentos de gratificações natalinas e prêmio de assiduidade aos vereadores do Município. Além disso, a decisão suspende o pagamento de verba de representação ao presidente da Casa Legislativa, cargo ocupado atualmente pelo parlamentar Renato Albuquerque (PMDB). Na íntegra