15 abril, 2010

Uma nova paróquia na Arquidiocese de Maringá

Especial conta a história da Paróquia Santo Expedito em Maringá
Parte 1
Parte 2
A Capela Santo Expedito no Parque Avenida em Maringá, sitauda a Rua Sebastião de Paula e Silva, dia 19 deixa de ser capela para ser paróquia em missa solene marcada para às 20h.

Convite "Café Mulheres e Política" - Café da Tarde

Clique na imagem para ampliar

Seminário sobre PAC 2 acontece em Curitiba

Amanhã (16) acontece o Seminário Regional para discutir a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).
O Paraná será o primeiro estado a receber a discussão, que contará com a participação do ministro do Planejamento Paulo Bernardo, do governador Orlando Pessutti, da coordenadora geral do PAC, Miriam Belchior e do presidente da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) Rodrigo da Rocha Loures, além de diversas autoridades e técnicos do Governo Federal.
Pela manhã, após a abertura, acontecerão as palestras do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo e em seguida da coordenadora geral do PAC Mirian Belchior.
À tarde, as palestras serão de Olavo Noleto, da Presidência da República e de Inês Magalhães, secretária nacional de Habitação, do Ministério das Cidades.
O objetivo é apresentar os projetos do PAC às lideranças paranaenses, principalmente aos prefeitos, visando orientá-los na apresentação dos projetos que além de infraestrutura, englobarão construção de creches, unidades habitacionais do programa “Minha casa, Minha vida”, Unidades Básicas de Saúde e de Pronto Atendimento, ações na área de saneamento, prevenção em áreas de risco, mobilidade urbana, pavimentação e manutenção de estradas rurais.
O Seminário acontece a partir das 9 horas, no Auditório Mario de Mari do CIETEP que fica na avenida Comendador Franco, 1341, em Curitiba.

"é possível encontrar a felicidade no celibato"


Jutta Burggraf, presidenta do 31º Simpósio de Teologia "Conversão cristã e evangelização" da Universidade de Navarra (Espanha), disse que "é possível encontrar a felicidade no celibato", questionado ultimamente por diversos meios de comunicação que se encontram em uma frontal campanha difamatória contra o Papa e a Igreja, como resultado de alguns casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.
Conforme assinala a nota de imprensa, a professora do centro acadêmico e presidenta desta edição do simpósio que teve inicio no dia 14 e vai até o dia 16, assinalou que "a questão chave para a felicidade não acredito que seja, necessariamente, estar solteiro ou casado, mas viver com ou sem amor".
"O celibatário escutou uma chamada específica de Cristo, e se apóia na ajuda todo-poderosa de Deus, não na própria excelência", precisou.
Do mesmo modo, aludindo ao tema do simpósio, Burggraf recordou que "por conversão podemos entender aquele giro radical na vida de uma pessoa depois de seu encontro com Jesus Cristo" por isso sublinhou que "a fidelidade ao Evangelho exige mudanças na vida dos cristãos".
"A mensagem cristã sempre resulta atual e fascinante: há um Deus que ama a cada pessoa e nos quer felizes agora e eternamente. Quem acredite nisto é mais capaz de relativizar as dificuldades do dia a dia", acrescentou.
O 31º Simpósio de Teologia da Universidade da Navarra aborda os temas: O fato da conversão religiosa; Conversão cristã na arte; Credibilidade e testemunho cristão; Caminhos de conversão; entre outros.

Março teve a melhor geração de empregos para o período desde 2008

O resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi o melhor para meses de março da série histórica, que teve início em 1992.
Foram geradas 266.415 vagas, segundo informou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.O segundo melhor resultado foi em março de 2008, com 206.556 novas vagas. No acumulado do trimestre, foram gerados 657.259 empregos, o que representou mais de 30% da meta de 2 milhões de novos empregos prometida pelo governo para 2010. A expectativa de Lupi é de que o mês de abril seja o melhor de toda a série histórica.
“Em abril serão gerados 340 mil postos de trabalho, ultrapassando o melhor mês até hoje, que foi junho de 2008, com 309 mil novas vagas”.

Projeto Pé na Estrada terá início em Presidente Castelo Branco e Paranacity


No próximo domingo, dia 18, será o primeiro encontro de formação para jovens lideranças na Região Pastoral Nova Esperança. Os encontros fazem parte do Projeto Pé na Estrada, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Maringá.
São 10 vagas por paróquia e as inscrições ainda podem ser feitas com a Coordenação da PJ ou nas secretarias das paróquias.
O primeiro encontro terá como tema “Minha História”, fazendo um resgate da história de vida de cada um/a e fazendo um paralelo do projeto de vida dos/as jovens com o projeto de Jesus.
Serão, ao todo, 16 encontros que acontecerão a cada 15 dias, sempre das 08h às 16h. O investimento é de apenas R$10,00 por encontro para cada jovem. Aqui mais informações

1° Encontro Sobre "Redução de Danos e Leis Sobre Drogas"

Palestrantes: Promotor de Justiça Dr. Robertson Azevedo (Curitiba-Pr) e outros convidados.
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Maringá, Av. XV de Novembro 514 - Centro - Próximo a Prefeitura
Dia: 19 das 13h às 17h30
Promoção: Conselho Tutelar - Zona Norte - Maringá/Pr
Programação:
13:00 - Inscrições
13:30 - Apresentação Cultural
14:00 - Palestra com Promotor de Justiça Dr. Robertson Azevedo
15:00 - Apresentação Cultural com Alunos da Escola Especial Dinâmica
15:30 - Palestra com Carla Torres, ex-coord. do Progr. Federal de Redução de Danos.
16:30 - Debate
17:30 - Encerramento
Público Alvo: Familiares e Amigos de Usuários de Drogas, Dependentes Quimicos, Imprensa, Comunidades Terapeuticas, Programas de Atendimentos a Dependentes Quimicos, Conselheiros Tutelares, Conselheiros do CMDCA, COMAD, CONSEG, Sindicatos, Conselhos Profissionais, Profissionais da Rede de Atendimento a Criança e Adolescente, Assistentes Sociais, Psicologos, Médicos, Policiais, Delegados, Guardas Municipais, Juizes, Promotores de Justiça, Professores, Advogados, Acadêmicos, Lideres Religiosos, outros interessados.
Será fornecido certificado aos participantes
Mais informações: (44) 3901-1966 - Conselho Tutelar c/ Vandré Fernando

Aposentadoria de pessoas com deficiência redução de tempo aprovado pela Câmarta

Ontem a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei complementar que reduz o tempo de contribuição para que deficientes se aposentem pelo Regime Geral de Previdência Social.
A proposta, aprovada pela unanimidade dos deputados presentes, prevê uma redução de cinco, oito e dez anos de contribuição, de acordo com o grau de deficiência.
O texto, que será ainda votado pelo Senado, prevê aposentadoria aos 30 anos de contribuição para o homem e 25 para a mulher, no caso de deficiência leve. Para deficiência moderada: 27 para o homem e 22 para a mulher; e deficiência grave: 25 anos, homem, e 20 anos, mulher.
O grau de deficiência será atestado por perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com realização quinquenal para revalidação do direito à redução do tempo de contribuição.
Fonte: Agência Brasil