05 maio, 2011

Presidente do IPEA participa da 49ª Assembléia Geral da CNBB e faz uma Análise da Conjuntura Social brasileira

“Estamos vivendo um momento em que as instituições são fundamentais na formação da opinião pública, e neste sentido a Igreja tem uma inegável na oportunidade de ajudar na melhor compreensão da realidade e ajudar a formar grandes convergências em torno da imensa desigualdade brasileira”. Essas foram algumas palavras do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann. Mais informações

Materiais recicláveis e não recicláveis

Você pode separar os materiais recicláveis
- plásticos;
- garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
- potes de cremes, xampus;
- tubos e canos;
- brinquedos;
- sacos, sacolas e saquinhos de leite;
- isopor.
ALUMÍNIO:
- latinhas de cerveja e refrigerante;
- esquadrias e molduras de quadros;
METAIS FERROSOS:
- olas e latas.
PAPEL E PAPELÃO:
- jornais, revistas, impressos em geral;
- papel de fax;
- embalagens longa vida.
VIDRO:
- frascos, garrafas;
- vidros de conserva.
MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS:
- cerâmicas;
- vidros pirex e similares;
- acrílico;
- lâmpadas fluorescentes;
- papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)
- papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- fotografias;
- espelhos;
- pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);

Fonte: Revista Maringá Missão/maio 2011

Cooperativas de reciclagem completam 10 anos em Maringá e região

As cooperativas de reciclagem de Maringá nasceram com o intuito de retirar as pessoas que trabalham diretamente no lixão e assim oferecer condições de vida mais dignas aos trabalhadores que retiram dali o sustento para sua família. Os primeiros passos foram dados no ano de 2001, quando um grupo de catadores, depois de muitas negociações e resistência, resolveram deixar o lixão e, mesmo temendo o futuro incerto, formaram uma cooperativa...continue lendo...

Sugestão de Leitura

Para refletirmos sobre a morte de Osama Bin Laden
Como sugestão de leitura, indigo quatro artigos referentes aos últimos acontecimentos sobre a morte de Osama Bin Laden. Façamos a leitura para que também possamos elaborar nossa opinião a respeito. Para ler o artigos é só clicar sobre o títulos abaixo:
- Mataram a Osama Bin Laden? Stella Calloni
- A morte de Osama Bin Laden e o Jornal Nacional - Daniel Welton
- A barbárie e a estupidez jornalística - Elaine Tavares
- Terror sem fim? Lucídio Bicalho

Cartaz do 13° Intereclesial Nacional das CEBs


Aqui a Explicação do cartaz


O CARTAZ do 13° Intereclesial Nacional das CEBSs (Comunidades Eclesiais de Base) foi escolhido no colegiado de delegados das CEBs conhecida como Ampliada Nacional de CEBs, acontecida de 26 a 30 de janeiro de 2011 na cidade de Crato, Diocese do mesmo nome, no estremo sul do Ceará. Na ocasião foram apresentados diversos cartazes advindo de alguns Regionais do Brasil, sendo escolhido o do Regional Leste I (Rio de Janeiro) tendo como artista "Marcos" ( Pe Marcos Aurelio Guimarães Rabello) de Parapeuna Dist. Valença - RJ .
O 13º Intereclesial será nos dias 7 a 11 de janeiro de 2014, em Crato, no Ceará. O tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”; e o lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.
Após a escolha, o colegiado solicitou alguns ajustes, feito isto agora o artista Marcos apresenta definitivamente o Cartaz. O mesmo escreve explicando os traços mais significativos.

Noticias da 49ª Assembléia Geral da CNBB em Aparecida (SP)

Por Sérgio Coutinho
Assessor do Setor CEBs-CNBB
O tema central será sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015). Outro tema central serão as Eleições para Presidência da CNBB e de todas as demais presidências das Comissões Episcopais Pastorais.O nome que está sendo cogitado para a Comissão do Laicato é de Dom Severino Clasen, bispo de Araçuaí (MG- regional Leste 2). Ele acompanha o laicato, a juventude e as CEBs naquele regional.Quanto ao acompanhamento das CEBs, existe a proposta de 3 nomes:
D. Giovane de Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis (TO) regional Centro-Oeste;
D. José Moreira Bastos Neto, bispo de Três Lagoas (MS) regional Oeste 1;
D. Zanoni Demettino Castro, bispo de São Mateus (ES) regional Leste 2.
Conversei apenas com D. José Moreira e ele se colocou à disposição. Ainda conversarei com os outros dois.
Gostaria que todos pudessem também opinar, principalmente aqueles que conhecem os nomes indicados para as CEBs ou, então, se tiverem alguma outra sugestão de nomes, pois na semna que vem estaremos em eleição por aqui.
Além disso, como é de praxe, estou colocando meu cargo de assessor à disposição para a chegada da nova presidência. Caso seja solicitado que permaneça na função de acompanhamento das CEBs pela CNBB, vou aceitar ainda mais um pouco este desafio até o findar do mandato. Mas, para isso, gostaria de contar muito com as orações e o apoio de todos e todas da Ampliada nacional, como venho recebendo desde quando cheguei em 2005.
Agradeço muitíssimo a companheirada e rezem ao Espírito Santo de Deus para que esteja junto de todos nós neste momento de nossa Igreja.

49ª Assembleia Geral da CNB

Ontem (4) às 9h20 da manhã, no Centro de Convenções Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Geraldo Lyrio Rocha, abriu solenemente a 49ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece de 4 a 13 de maio, e reúne ao todo 456 pessoas. Foram inscritos mais de 300 bispos, incluindo 40 eméritos. Dois temas centrais serão discutidos este ano: o primeiro as eleições da nova presidência da CNBB e Comissões Episcopais, e o segundo a aprovação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio (2011-2015).