14 outubro, 2011

Estou a caminho do Sulão das CEBs

Amigas e Amigos dos blog
Estou a caminho de Londrina, vou participar do II Sulão das Comunidades Eclesiais de base, que reunirá lideranças das CEBs dos estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. O encontro inicia hoje (14) e vai até domingo (16). O Assessor será Sérgio Coutinho que trabalhará o tema: Justiça e Profecia no Campo e na Cidade. Mais informações

Sugestão de Leitura

O que é de César a César... O que é mesmo de César?
Como sugestão de leitura apresento a reflexão sobre Mateus 22,15-22: O que é de César a César... O que é mesmo de César? - de Edmilson Schinelo. Este será o evangelho refletido por várias igrejas no próximo domingo, dia 16 de outubro. Leia aqui

Projeto Leituras ao Vento

Os organizadores do Projeto Leituras ao Vento - Soprando Histórias - leituras de livro infantil, comunicam que não haverá neste domingo o evento na Praça da Catedral de Maringá, conforme acontece todos os domingos. Segundo as previsões de tempo, o final de semana vai continuar com chuva, retornaram no próximo domingo 23 de outubro.

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base

Rede CEBs de Comunicação do Brasil
FORMAÇÃO POPULAR para as famílias que foram despejadas
No próximo dia 22 de outubro de 2011, às 15:00 horas, na Paróquia São Geraldo Magela, Santo André, acontecerá uma FORMAÇÃO POPULAR para as famílias que foram despejadas, ou que se encontram na condição de "aluguel social", ou que foram notificadas pela CDHU, no Jardim Santo André.
Essa formação contará com a presença do advogado Eduardo Leite, da Comissão dos Direitos Humanos
da OAB, do vereador Thiago Nogueira (PT), Gustavo Xavier (CEBs), e organizada pelos padres
Luiz Carlos Toffanelli fc e José Mahon fc.
A formação é ABERTA a todos os interessados.
Data: 22 de outubro de 2011. (sábado)
Local: Salão Paroquial
End.: Av. Queirós Filho, 2765 – Vila Guaraciaba
Horário: 15:00 hs

A/C Padres e lideranças de Maringá

Padres e lideranças, que bom se vocês conseguissem pelo omenos cinco pessoas de sua Igreja / Comunidade / Paróquia para ir a Câmara de Vereadores na terça-feira.

Na terça feira, dia 18 de outubro será votado o projeto de lei que revoga o dispositivo inventado pelo prefeito para restringir a construção de casas geminadas em Maringá.

É preciso revogar o artigo 39 da lei de ocupação do solo. Esse artigo restringe a construção de casas geminadas que praticamente acaba com o sonho da população de baixa renda ter a casa própria e favorece as grandes construtoras / empreiteiros de prédios residenciais e os financiadores de campanhas políticas.

Aprendi com vocês ao participar da Pastoral da Juventude (PJ) e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que a Igreja sempre deve estar a serviço / em defesa da causa dos menos favorecidos. Também me orgulho da certeza da força e capacidade que a nossa Igreja tem em organizar e mobilizar o povo de Deus diante das necessidades e urgência.

Infelizmente o que o prefeito quer é acabar com as casas geminadas. Se vir a acontecer famílias com baixa renda, diante do alto preço das datas em Maringá, ficam impossibilitadas de realizar o sonho de ter sua própria casa.

Sendo possível, veja cinco pessoas de sua Igreja/Comunidade / paróquia para ir à câmara na terça-feira às 16 horas. Importante também se levasse faixas / cartazes, mas se não for possível só à presença já poderá reverter o caso. Se puderem vá junto.

Votação Sobre Casas Geminadas será terça-feira

Na terça feira, dia 18 de outubro será votado o projeto de lei que revoga o dispositivo inventado pelo prefeito para restringir a construção de casas geminadas em Maringá. O movimento em defesa das casas geminadas começa a distribuir panfletos e cartazes agradecendo os vereadores que disseram que irão votar, na terça-feira, pelo fim do artigo 39, que dificulta a construção de casas geminadas. O material traz ainda as fotos dos vereadores indecisos e dos vereadores Heine e John que disseram que votarão com o prefeito. Do outro lado do panfleto há uma explicação à sociedade do que está acontecendo. Serão 10 mil cartazes, 100 mil panfletos e 10 outdoors como forma de levar o conhecimento a população.
Clique para ampliar.

Sobre Casas Geminadas em Maringá-Paraná by lucimarbueno.blogspot.com

Se acabarem com Dandara, eu morrerei também

No dia 9 de outubro de 2011, a Ocupação-comunidade Dandara completou 2,6 anos de vida. Dandara está sob ameaça de despejo. No dia 3 de outubro, a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais verificou que o juiz Renato Luiz Fararo, da 20ª Vara Cível de Belo Horizonte, MG, Brasil, expediu ordem de reintegração de posse contra a Dandara, dia 27 de setembro de 2011, atendendo pedido da Construtora Modelo Ltda.
A coordenação de Dandara, as Brigadas Populares e Rede de Apoio a Dandara consideram essa ordem judicial injusta, inconstitucional, imoral, desumana, além de ser uma decisão que ignora o grande drama humano envolvido nesse grave conflito social.
A decisão é injusta, porque as cerca de 1.000 famílias que exercem na Dandara seu direito de morar chegaram à conclusão de que não aceitam mais sobreviver na rua, em área de risco, ser crucificadas pelo aluguel que retira o pão da boca dos filhos ou sobreviver de favor sendo um peso a mais nas costas de parentes. Dados da Fundação João Pinheiro, de 2005, apontam que em Belo Horizonte o déficithabitacional está acima de 60 mil casas, na região metropolitana, acima de 170 mil casas, e em Minas Gerais acima de 1 milhão de casas...continue lendo...

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base

Rede CEBs de Comunicação do Brasil
Caminhada dos Mártires - Arquidiocese de Campinas
No próximo domingo, dia 16 de outubro, a Paróquia Santa Luzia promove, juntamente com a Comissões das CEBs e a Pastoral Operária da Arquidiocese de Campinas, a 22ª Caminhada dos Mártires que este ano terá como tema “Os Mártires da Caminhada Como Testemunhas do Reino”.
A Caminhada começa às 08h00 na Comunidade São Sebastião, situada à Av. Ruy Rodrigues, 3025, próxima ao Atacadão, seguindo pelas ruas e avenidas dos bairros Vila Palácios, Jardim Yeda e Vila União onde será encerrado com a Missa, na Comunidade São Joaquim e Santa Ana, presidida por Dom Moacyr Grechi, Arcebispo de Porto Velho, RO.
No decorrer de toda a caminhada, haverá várias paradas meditando sobre temas como Ecologia, Justiça Social, Mulheres e Juventude e, também, fazendo memória daqueles que morreram, dando a própria vida pela construção de um outro mundo possível, alicerçado no Reino de Amor do Pai.
Informações pelo telefone (19) 3227.3034.