27 março, 2012

27 de março, celebramos o primeiro aniversário da ressurreição de Pe. José Comblim

Hoje, 27 de março, celebramos o primeiro aniversário da ressurreição de Pe. José Comblim. Fazemos memória lembrando a sua contribuição com a Teologia da Libertação na sua criticidade e metodologia. Era um teólogo que não vivia nas universidades, mas no meio dos pobres. Procurou nos seus últimods anos, viver no interior do semiárido brasileiro, no meio dos camponeses para mergulhar melhor no universo religioso do povo romeiro e compreender Deus. Estive no seu túmulo no mês de junho de 2011 e presenciei quanta simplicidade é o lugar que ele escolhera para seu descanço. Lá encontrei também o túmulo de muitos beatos e beatas do sertão paraibano - Santa Fé de Solânia - PB. Todos ao redor do grande mestre Pe. Ibiapina. Como pode, um homem vindo de tão longe e fincar pé para ficar ao lado dos mais simples até na hora da morte? Isso é o que chamo de opção: não escolher as catedrais, mas um simples espaço ao lado de gente simples como os beatos, os últimos dos últimos na religião católica - gente que fez teologia com o testemunho da Fé!
Santos de Deus, rogai por nós!

Pe. Vileci - 13º Intereclesial

6º Intereclesial das CEBs do Paraná - texto para reflexão

Apresento dois textos das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) para o VI Intereclesial das CEBs do Paraná (Regional Sul II), um elaborado pelo colega João Santiago. A leitura desses textos nos situa na caminhada. Muito importante! Leia aqui e aqui 
6º Intereclesial está no plano de ação do 13º Intereclesial Nacional das CEBs e acontecerá de 28 a 30 de abril, na cidade de Jacarezinho.
O objetivo será aprofundar o tema “Justiça e profecia a serviço da vida” e o lema “CEBs romeiras do Reino no campo e na cidade”, discutindo questões que exigem uma atitude profética, justa e sustentável das CEBs no campo e cidade.
Diante do contexto socioeconômico, muitas pessoas nascem e se criam à margem de qualquer oportunidade de estudo e trabalho e, por consequência, sem horizontes mais amplos. Deparamo-nos com um modelo político e econômico que, impulsionado pelo motor do lucro e da acumulação de capital, abandona, ao desdém e à própria sorte, boa parcela do povo.
Dos nossos campos e das nossas cidades nos chega o clamor por justiça, partilha e paz. Nós, Igreja, temos que ser presença solidária, alguém que pare, olhe, escute, dê atenção.
O assessor geral do 6º Intereclesial das CEBs do Paraná será o padre Vileci Basílio Vidigal, da cidade de Juazeiro do Norte – Ceará. Ele é o coordenador do 13º Intereclesial Nacional das CEBs, que será realizado entre os dias 7 e 11 de janeiro de 2014, em Crato, no Ceará.
Os Intereclesiais são encontros que envolvem todas Arqui/Dioceses do Paraná, mantendo vivo o elo entre as comunidades e cumprindo a finalidade de ser memória viva da caminhada da Igreja.

Para Refletir

Subsídio para Jornada Diocesana da Juventude

“Alegrai-vos sempre no Senhor”, pois Ele é a razão do nosso Amor!
A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou um subsídio para as celebrações da Jornada Diocesana da Juventude.  
A Igreja sempre nos proporciona a alegria de viver e caminhar com o Senhor. Ela nos convida e nos auxilia a sermos discípulos/as missionários/as de Cristo. As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), instituídas por João Paulo II para que aconteça em todos os anos por ocasião do Domingo de Ramos, são momentos e espaços fundamentais que contribuem para o sentido da vida, o amadurecimento na fé, o compromisso com o amor ao próximo. Este material é uma proposta para ser vivida, celebrada e compartilhada entre os jovens. Clique aqui para ler e fazer o download.

Sanepar aumenta lucro à custa do aumento da tarifa para os trabalhadores

Por: Avanilson Araújo
A imprensa divulgou esta semana (23.03.12) que a SANEPAR teve um crescimento em seu lucro de 83%, faturando em 2011 o valor de R$ 249 milhões. Segundo, a própria imprensa este lucro teria sido o resultado do aumento das tarifas, a um programa de contenção de gastos e à volta do bom relacionamento com os demais acionistas. De fato a análise tem certa razão, afinal, em pouco mais de quatorze meses de governo, Beto Richa (PSDB) aumentou a tarifa de água e esgoto em mais de 32%, atingindo em cheio o bolso, de todos, mas principalmente dos trabalhadores que não tiveram sequer de longe índices parecidos em seus salários...continue lendo...

CUT lança plebiscito contra imposto sindical

O tema divide o movimento sindical brasileiro. Das centrais reconhecidas pelo governo, apenas a CUT, maior delas, é contrária ao modelo atual, que prevê o desconto compulsório de um dia de trabalho do contracheque de todos empregados com carteira assinada, sejam eles sindicalizados ou não. Só em 2011, a cobrança de imposto sindical rendeu R$ 2,5 bilhões, divididos entre as seis centrais, os cerca de 14,2 mil sindicatos e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Leia a reportagem

As origens da injustiça econômica à brasileira

Quase duas décadas de gestões modernizantes e não autoritárias da economia ainda não conseguiram recolocar definitivamente o Brasil numa trajetória sustentável de desenvolvimento. De onde vem essa herança maldita? Ainda estão em ação os vícios em meio aos quais foi formada a nação brasileira. Marcos Fernandes Gonçalves da Silva, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), escreveu um livro instigante sobre os freios ancestrais ao crescimento e às políticas mais efetivas de redistribuição de renda. Leia a reportagem