01 novembro, 2012

Sugestão de leitura

Veja a opinião de um teólogo católico e de um protestante nos textos: "UM OLHAR SOBRE A REFORMAPROTESTANTE" de Osmar Luiz Witt e "LUTERO E AS DIVISÕES DO MUNDO" de Edmilson Schinelo.

Oração pela fraternidade

Senhor, eu te peço que nos conheçamos sempre melhor em nossas aspirações,  e nos compreendamos mais em nossas limitações; que cada um de nós sinta e viva as necessidades do outro; que ninguém fique alheio aos momentos de cansaço, dissabor e desânimo do outro; que nossas discussões não nos dividam, mas nos unam na busca da verdade e do bem; que cada um de nós, ao construir a própria vida, não impeça o outro de viver a sua; que nossas diferenças não excluam do nosso grupo nenhum dos nossos irmãos; que olhemos para cada um, Senhor, com teus olhos e nos amemos com teu coração;  que nosso grupo não se feche em si mesmo, mas seja disponível, aberto, sensível às necessidades do outro; que no fim de todos os caminhos, além de todas as buscas e no final de cada discussão   e depois de cada encontro, não hajam vencidos e vencedores, mas haja somente irmãos. Amém!                        

'Que a paz reine em toda a cidade'


Os fatos de violência e morte acontecidos em São Paulo nestes últimos dias nos enchem de apreensão e tristeza. As vidas ceifadas, a dor dos familiares, a insegurança e o medo que se abatem sobre muitos não nos podem deixar indiferentes.
A vida de cada pessoa é preciosa e deve ser respeitada; a justiça com as próprias mãos, não importando os motivos, é uma escolha errada e a violência não é capaz de produzir a paz; ela só gera ódio e mais violência.
Por isso, ao mesmo tempo que me solidarizo com as pessoas que são vítimas dessa onda de violência e faço minha a dor de cada uma, não posso deixar de desaprovar o recurso à violência para a solução de conflitos ou para a afirmação de interesses. Faço um apelo veemente à calma e à reflexão, para que se desarmem os espíritos e se deixem de lado as armas de morte!
Que o caminho para a paz em nossa Cidade seja o respeito profundo por todo ser humano, o diálogo e a promoção da verdadeira justiça social. Que a cidade de São Paulo seja casa acolhedora para todos. Que o Deus do amor e da paz habite nossa cidade e nos proteja!
São Paulo, 29.10.2012
Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo.