16 abril, 2018

Muito bom - Boulos fala agora: Povo Sem Medo ocupam triplex do Guarujá!

O que esta em jogo na ocupação do triplex! 
Se é do Lula o povo foi convidado e pode ficar lá. Quem vai pedir reintegração de posse? 
Se não é de Lula, o judiciário vai ter que explicar porque é que prendeu o Lula por conta desse triplex. 
Esse é o jogo. 
 A ocupação vem para revelar a farsa judicial que foi feito. 
O Lula foi condenado sem prova, condenação política com objetivo de tirá-lo do processo eleitoral, levou a prisão de maneira arbitrária. O objeto da prisão esse triplex, e se o triplex é dele ele disse que o povo poderia entrar e ocupar, estamos autorizado pelo proprietário.
Mas se o triplex não é dele o Juiz Sérgio Moro vai ter que se explicar, ou quem pedir a reintegração de posse, vai ter que se explicar porque prendeu o lula, por um apartamento que não é dele. A ocupação é para fazer denúncia da farsa judicial.

A leitura da Bíblia por um grupo de cristãos LGBT. A lógica do dom (Jo 15, 1-8)

Nas dependências de uma paróquia de Florença, Santo Antônio de Pádua ao Romito, um encontro em nome da Palavra que dá abertura à hospitalidade e ao compartilhamento entre um grupo de paroquianos e um grupo de homossexuais cristãos. Cada um leva a si mesmo, sua própria humanidade que prescinde de qualquer escolha específica. Imagem difícil de visualizar até poucos anos atrás.
A informação é de Giusi D'Urso, publicada por Adista, 07-04-2018. A tradução é de Luisa Rabolini.
Cada leitura de uma passagem do Evangelho é um encontro que desperta uma emoção pela beleza humana e, ao mesmo tempo, divina do que é afirmado. Uma beleza subversiva em relação aos estereótipos comportamentais humanos. Estereótipos que não preveriam nem tal hospitalidade e nem tal compartilhamento.
O encontro com a passagem de João 15, 1-8, que fala do Deus lavrador que cura a própria videira com seus ramos e frutos, expressa plenamente essa emoção. Antecipada pelo profeta Isaías: "Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto, cantai-lhe! Eu, o Senhor, a guardo; e a cada momento a regarei, para que ninguém lhe faça dano, de dia e de noite a guardarei”. No contexto evangélico Cristo torna-se a videira verdadeira, "Eu sou a videira verdadeira", a resposta às expectativas do Antigo Testamento em que a vinha era a alegoria daquele povo de que Deus esperava os frutos. Agora, o próprio Senhor se torna não só um dom, mas a resposta do homem a Deus. Só permanecendo enraizados em Cristo como homens podemos dar frutos, "Permanecei em mim, e eu vou permanecer em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim". O texto de João constitui, portanto, um aviso, a ser acolhido com seriedade, uma vez que a perda de profunda comunhão com Cristo leva os ramos a não dar mais frutos, e secar, "Sem mim nada podeis fazer". Tal comunhão se manifesta na adesão ao espírito evangélico, que prescinde da adesão a uma confissão religiosa, e que significa participação na humanidade de Deus. Mesmo de maneira não-consciente, simplesmente indo ao encontro do outro. Tudo isso implica um sentido de responsabilidade para a vida que nos foi dada. Responsabilidade para responder ao dom com o dom, ao cuidado com o cuidado. De fato, os seguidores de Cristo dispensam todas as formas de legalismo, que torna árido o praticante, e leva a uma liberdade interior desobstruída de todos os condicionamentos humanos e orientada apenas pelo amor, a Cristo e ao próximo, do qual aquela responsabilidade que foi mencionada é um evidente sinal "vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado". E os frutos que virão serão um pouco como a parábola dos talentos, cada um de nós irá responder de acordo com o número de talentos que lhe foram doados. Quem souber investir esses talentos dará frutos, de outra forma, se os enterrar por medo de perdê-los, será como o ramo seco que vai ser cortado.
Uma das consequências dessa prática de adesão é que, como afirmado no versículo 7: "Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado", que significa simplesmente que "o que vocês quiserem, o que constitui o maior desejo do vosso coração, peçam-no e isso se realizará em vocês" Interpretação menos trivial do que aparentemente parece pelas palavras do texto.
A alegria será o maior fruto, a alegria da comunhão com o Pai, o lavrador, e com a humanidade, os ramos repletos de frutos. De fruto humano.
Hoje a emoção do encontro com o Evangelho ocorre dentro da igreja, com uma expectativa mais ampla, pela esperança está nascendo das palavras do Papa Franciscoque propõem, seguindo precisamente o espírito evangélico, uma lógica alternativa àquela do mundo, a lógica do dom, em oposição àquela da posse. Desse sinal dos tempos temos que tirar proveito, para preservá-lo para o futuro.
Desde 2001 o Grupo Kairós (gays, lésbicas e transgêneros cristãos de Florença) está em caminho para que cada mulher e cada homem possam viver a própria fé em plenitude (cf. Jo 10, 10). Os textos da lectio de oração da Kairós podem ser baixados no site kairosfirenze.wordpress.com.
Fonte: IHU

MTST ocupa tríplex no Guarujá que levou Lula à prisão

Em uma ação que consumiu menos de cinco minutos, cerca de 30 militantes sem-teto invadiram nesta segunda (16) o apartamento tríplex atribuído ao ex-presidente Lula e pivô de sua condenação na Lava Jato.


A reportagem é de Catia Seabra e Mônica Bergamo, publicada no br.noticias.yahoo.com, em 16/04/2018

Em uma ação que consumiu menos de cinco minutos, cerca de 30 militantes sem-teto invadiram nesta segunda (16) o apartamento tríplex atribuído ao ex-presidente Lula e pivô de sua condenação na Lava Jato.

O grupo faz parte do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), coordenado por Guilherme Boulos, pré-candidato à Presidência pelo PSOL e uma das lideranças sociais mais próximas de Lula.

“É uma denúncia da farsa judicial que levou Lula à prisão. Se o tríplex é dele, então o povo está autorizado a ficar lá. Se não é, precisam explicar por que ele está preso”, diz Boulos.

A ação foi acompanhada pela reportagem da Folha de S.Paulo. Cerca de cem pessoas, divididas em 20 ônibus, chegaram ao edifício Solaris de madrugada para o ato.

Uma parte do grupo, cerca de 30 militantes, pulou as grades de acesso ao prédio e subiu 16 lances de escada. Ao chegar ao apartamento, após arrombamento da porta, os militantes encontraram uma geladeira, um fogão e um micro-ondas, além de camas.

Eles fixaram bandeiras do movimento na varanda com vista para o mar. Da sacada do prédio, gritam: “Não tem arrego. Ou solta o Lula ou não vai ter sossego”.

Integrante da Frente Povo Sem Medo, da qual o movimento faz parte, Andreia Barbosa afirma que o grupo ficará o tempo que for necessário para fazer uma demonstração de que Lula é inocente. “Se o apartamento é do Lula, ele que peça a integração de posse”, diz Andreia.

A Polícia Militar foi acionada e está no local.

Um representante do condomínio bateu na porta, que esta travada por um pedaço de madeira, e perguntou se os militantes tinham ciência de que estavam cometendo um crime. Em resposta, ouviu que só deixarão apartamento com decisão judicial.

ALIADO

Boulos esteve ao lado de Lula o tempo todo no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, nas horas que antecederam a prisão, e mobilizou integrantes de um acampamento próximo para engrossarem as manifestações em torno do prédio que pediam que o petista não se entregasse.

No dia da prisão, ao discursar em uma missa em homenagem a dona Marisa, Lula chamou Boulos para a frente do caminhão de som e disse que ele tinha “futuro”.

Um dia depois, Lurian, a filha de Lula, discursou para integrantes do MTST, agradeceu o apoio e disse que Boulos era como “um filho” para Lula.

Lutas, conquistas e perspectivas!

75 anos da CLT - 30 anos da Constituição Federal de 1988 - 02 anos do Golpe.

Em 2018 lembramos os setenta e cinco anos da CLT, os trinta anos da Constituição Federal de 1988 os dois anos anos do golpe.

A CLT e a  Constituição Federal  são conquistas do povo,  da classe trabalhadora que vem sendo constantemente atacadas desde o golpe.

O direito de se orgulhar é de quem ousa lutar e resistir.

Desigualdade no Brasil é o dobro da oficial


Desigualdade no Brasil é o dobro da oficial

Ano a ano, pesquisas reforçam que o Brasil é um país desigual. Porém, um levantamento mostra que a concentração de renda é ainda mais alarmante do que as estatísticas oficias reportam. Dados divulgados na quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2017, as famílias da classe A ganharam 22 vezes a renda das famílias das classes D/E. No entanto, esse abismo social tem quase o dobro do tamanho – a diferença entre os extremos da pirâmide é de cerca de 42 vezes.

A reportagem é de Anna Carolina Papp, publicada por O Estado de S. Paulo, 14-04-2018.

Levantamento da Tendências Consultoria Integrada com base em dados da Receita Federal mostra que, em 2016, as famílias com renda mensal acima de 20 salários mínimos abocanhavam 38% da renda nacional. Já segundo os dados oficiais, da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), a classe A detinha apenas 14,9% da massa de renda.

Os economistas Adriano Pitoli e Camila Saito, responsáveis pelo estudo, fizeram uma espécie de Pnad “ajustada” para chegar a um número mais preciso sobre distribuição de renda. Para as famílias com ganhos de até cinco salários mínimos por mês, foram utilizados os dados tradicionais da Pnad. Já para a população que ganha acima desse valor, foram consideradas as declarações de Imposto de Renda. Os dados de 2016 estão consolidados. Já o de 2017 é uma projeção com base no histórico, uma vez que as informações da Receita referentes a 2017 só serão divulgados ao final deste ano.

“Apesar de já apontar enorme desigualdade, a Pnad tende a subestimar os dados de renda, pois as pessoas não informam corretamente o seu rendimento”, diz Adriano Pitoli. Ele explica que a Pnad, por ser declaratória, não mensura de forma precisa algumas fontes de renda, como ativos financeiros, aluguéis e ganhos eventuais, como dividendos, indenizações e FGTS.

A pesquisa aponta ainda que a subestimação fica maior à medida que se avança na pirâmide. Nas famílias com renda de cinco a dez salários mínimos por mês, a massa de renda ajustada pela Receita é 25% maior do que a apurada pelo IBGE. Entre os brasileiros que ganham entre 20 e 40 salários mínimos, o número ajustado é mais que o dobro do oficial – 159,6%. Já na faixa de brasileiros com ganhos acima de 160 salários, a diferença é gritante – quase 120 vezes maior.

A desigualdade se deteriorou por conta da crise e o impacto é maior sobre as extremidades – os mais pobres e os mais ricos”, diz Pitoli. Ele afirma que, se por um lado a significativa participação de empregadores na classe A (27% dos chefes de domicílio) possibilita reações mais agudas e rápidas em períodos de recessão ou de recuperação, o elevado peso de servidores nesse estrato tende a atenuar esse efeito. Além disso, a despeito das perdas com a crise, as classes mais altas tiveram um grande ganho financeiro nesse período, uma vez que os juros estavam em patamar elevado.

Mesmo a comemorada evolução da massa de renda real em 2017 (2,3%), após dois anos de retração, esconde desigualdade. Os empregadores foram os que tiveram maior queda de renda em 2016 (-6,8%), mas também, como apontou Pitoli, a mais rápida recuperação: alta de 12,4% no ano passado. Já entre os trabalhadores por conta própria, que cresceram em meio à alta do desemprego, praticamente não houve melhora (0,1%).

Tamanho do bolo. A pesquisa também mostra que o País, apesar de mais desigual, é mais rico – com o ajuste, a massa de renda total cresceu 50,4% em relação à apurada pelo IBGE. “Apesar de o ‘bolo ter aumentado’, a renda não foi acompanhada por crescimento econômico”, observa Marcelo Neri, ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pesquisador do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Nós já saímos da recessão, mas o desenvolvimento precisa vir da produtividade partilhada – que cresce mais na base. E isso acontece com educação e incentivo a pequenos negócios.

Uma linda e abençoada semana a todas e a todos!

Lembre-se: As mãos que ajudam são mais sagradas do que os lábios que rezam. 

Madre Teresa de Calcutá

Pela PAZ na Síria e em outras regiões do mundo!

Pela PAZ na Síria e em outras regiões do mundo!

“ Estou profundamente transtornado com a atual situação mundial em que, não obstante os instrumentos à disposição da comunidade internacional, não se consegue concordar uma ação comum a favor da paz na Síria e em outras regiões do mundo. Enquanto rezo pela paz, e convido todas as pessoas de boa vontade a continuarem a fazer o mesmo, me apelo novamente a todos os responsáveis políticos, para que prevaleçam a justiça e a paz.” Papa Francisco

Oração


Oração:

"Obrigado, Senhor, pelas testemunhas corajosas e «imprudentes» que continuas a enviar à tua Igreja. Obrigado pelos profetas incomodos. Uns e outros sacodem adversários e amigos, dentro e fora dos nossos ambientes, provocam a difusão do evangelho em meios onde não pareceria possível penetrar.
Dá-nos coragem para enfrentarmos decididamente incompreensões e mal- entendidos, por causa do teu nome. Dá-nos força para nos lançarmos a caminhos não andados, porque o teu evangelho há-de chegar «aos confins da terra». Amém."

Fonte: Dehonianos

Para refletir

Diz São João Bosco: "Não adianta nada ficar lamentando os males. É preciso arregaçar as mangas e dar tudo para eliminá-los".